Após quase três meses de novos aprendizados, chegou ao fim o 3º Curso Estado de Jornalismo Econômico, desenvolvido para aprimorar os conhecimentos de jovens jornalistas por um dos mais tradicionais grupos de comunicação do País, o Grupo Estado, que há mais de 120 anos publica o diário O Estado de S. Paulo. A edição deste ano, que contou com a parceria do Projeto AGORA, proporcionou aos 25 jornalistas participantes uma visão mais completa sobre o setor sucroenergético brasileiro.

“Foi uma ótima oportunidade de levar informações atualizadas sobre o momento do setor a novos profissionais da comunicação que, em breve, estarão atuando em diversas das principais redações do País,” afirmou Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das entidades e empresas que compõe o AGORA. A participação do Projeto AGORA no curso incluiu um debate com os jovens comunicadores, que ocorreu na quinta-feira (15/07) na sede do “Estadão” e foi coordenado por Altieri.
Segundo o executivo, o encontro possibilitou uma exposição detalhada sobre o momento do setor sucroenergético, os novos produtos que vem sendo desenvolvidos a partir da cana e as perspectivas do setor para o futuro. “Foi também uma oportunidade para estabelecer um canal de comunicação com esses profissionais, para que levem informações corretas e completas sobre o setor para os veículos em que forem atuar,” explicou.
Em sua apresentação, Altieri detalhou a história do Projeto AGORA, destacando as atividades desenvolvidas junto à imprensa e os projetos educacionais, que já impactaram mais de quatro milhões de estudantes em escolas públicas de 10 estados e do Distrito Federal. O impacto do surgimento da tecnologia flex fuel, que este ano completou 10 anos no Brasil, e a participação da cana-de-açúcar na matriz energética brasileira, uma das mais limpas do mundo, também foram discutidos.
Altieri, que também é jornalista e dedicou nove de seus 32 anos de carreira ao Grupo Estado, mostrou ao grupo a forma como evoluiu a postura do setor sucroenergético nos últimos anos, o que levou a um relacionamento mais produtivo e equilibrado com as redações. “O setor sucroenergético sofria com uma série de mitos que há muitos anos não refletem a realidade, mas que ainda eram levantados pela mídia como se fossem situações comuns, envolvendo a maioria das empresas do setor. O que se vê hoje é uma situação muito mais equilibrada, em que exceções não são mais pinçadas e tratadas como se fossem regra,” disse.
Promovido anualmente, o curso de Jornalismo Econômico é uma versão mais específica do “Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado,” promovido há mais de duas décadas pelo Grupo Estado. Os participantes são recém-formados ou estudantes prestes a concluir o curso de Jornalismo, selecionados em diversos estados.
Ações voltadas para a imprensa
Sob o slogan “disseminar informação para gerar consciência,” o Projeto AGORA vem desenvolvendo ações dirigidas a jornalistas desde sua criação em 2009. Uma das principais ações é o “Agroenergia em Curso” – Programa de Aperfeiçoamento sobre o Setor Sucroenergético, que por dois dias reune jornalistas de veículos de diversos estados para uma sequência de palestras e visita a uma usina. A iniciativa foi lançada em 2011 na unidade Rio Claro da Odebrecht Agroindustrial, no município de Caçú, em Goiás, com a participação de 23 jornalistas.
No início deste ano, o Agroenergia teve sequência aproveitando a inauguração da mais nova usina da Adecoagro no município de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul. Na ocasião, 20 jornalistas de diversos estados tiveram a oportunidade de visitar uma região inserida na chamada nova fronteira de expansão da indústria da cana-de-açúcar.